quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vale Cultura de um tomate a um Playstation 4. Parte II

"Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente."


                                          (ARTE conceitual de The Last of Us)

No post passado escrevi sobre como o Brasil ainda é fraco na questão cultural, apontei argumentos básicos ou não, que ainda estão enraizados no nosso país. 

Há poucos dias foi anunciado o preço do então aguardado playstation 4,o que me inspirou bastante a escrever este texto, sobre tudo mostrar a filosofia que sempre abordamos, tudo esta conectado. 

Na parte I mostrei uma série de problemas os quais geram  uma série de outros problemas e por imediato criam consequências. O cenário literário cresceu bastante,muitos jovens e novos autores estão colhendo seus frutos como Afonso Solano,Eduardo Sphor, mas a nossa querida nação ainda está longe de ter uma cultura plena para leitura(eu sou um bom exemplo rsrs), cenário musical quanto as músicas populares nem preciso comentar(consequência dos problemas), o cinema brasileiro cresceu bastante, aqui acolá temos algumas comédias genéricas mas nada de grave. E o que essas  três coisas tem em comum? Todas são consideradas artes. 

Agora vamos partir do ponto divisor de opiniões, e se uma mídia conseguisse juntar esses três conceitos, o cinema de certa maneira faz isso, mais indo além e se pudéssemos interagir com essa arte, controla-la. Sim jovens estou falando de jogos eletrônicos.Que infelizmente estão fora do vale cultura. Na minha concepção eu posso afirmar, jogos são arte , jogos são cultura, como o próprio conceito fala "é a manifestação humana através da estética, transparecendo emoções, sentimentos, sons". Como não se emocionar com uma trilha sonora dessas ?



                                          Como não se empolgar com essa porra música!?


                                                          Isso não é arte?
A nossa senhora ministra da cultura, deu duas declarações esse ano , sendo que a primeira foi de uma extrema ignorância ao afirmar categoricamente que jogos não são cultura. Clicando aqui e aqui, vejam e leiam a reportagem.

E não é de se desculpar , por games serem uma nova cultura e não ter sido representativo na geração da ministra, afinal ela é ministra da cultura, uma das funções básicas e de entendimento universal é que cultura está sempre em mudança, criando novas tendências ou bases, era o dever dela ter uma mente mais aberta a isso.

Mas vamos deixar de lado tudo isso,  não precisa nem ser incluso no vale cultura, mas jogos serem taxados com impostos de jogos de azar já é brincadeira não? Infelizmente isso é a realidade. Toda a experiência(Inclusive aprender inglês) que você já teve com algum jogo, aos olhos da União é um mero jogo de azar.

Pra que formula melhor do que injetar cultura nessa geração nova, em uma linguagem que é sinônimo de tudo que eles representam atualmente, tecnologia, informação.Claro que não seria fácil, para isso grande parte dos problemas citados no post anterior teriam que ser resolvidos, de nada adiantaria só uma elite ter acesso a isso tudo.

Como resultado vemos uma classe baixa, média e alta(porque não?) muito carente de cultura, apenas com acesso as coisas fúteis, pra não dizer merdas. Eu frequento muitas escolas públicas, certa vez recomendei para que meus alunos lessem mais, recomendei livros, e uma aluna falou "Ler pra que?" Vocês tão entendo onde quero chegar? É preocupante, que a cultura popular dessa geração seja isso:
                                               ( Trabalho escolar exemplar)
Lembrando que meu foco foi em Games, não estou diminuindo a importância de livros, cinemas e música. Mas se vocês não gostam de ler, gostam de besteira, fiquem a vontade, incentivo não falta: "Pode comprar revista porcaria, o trabalhador decide."Palavras de nossa ministra ¯\_(ツ)_/¯. **Um adendo, vale lembrar que são ignorados vários acadêmicos que ingressam nessa área.http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/09/universidades-abrem-espaco-para-cursos-que-ensinam-criar-games.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.