quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A origem da música : All around us



A alguns dias eu estava conversando com meu irmão e iniciamos uma das discussões de sempre. Era sobre a origem das coisas e a pauta principal era música.
Ele dizia que não há como criar uma coisa totalmente nova em se tratando de música, você tem que ter uma base, algum som ou outro estilo musical que te inspirou. Já eu dizia que tem sim como se criar algo totalmente novo do nada, algo que ninguém nunca escutou, sem ter escutado nada antes disso.

Perguntei então, o que o primeiro humano que fez música havia escutado. Ele disse que os primeiros seres humanos escutaram os pássaros cantando, e os sons da natureza, assim imitando os animais o homem fez a música.

Eu não soube explicar no momento minha linha de pensamento, esperei amadurecer a ideia e aqui vai ela...

No início o ser humano na tentativa de se comunicar, produzia sons com a boca, com o corpo, e batendo paus e pedras, no decorrer do tempo com o domínio na arte de fazer barulhos, o ser humano começou a fazer música, uma série de sons com pausas e novas sequências que no começou era usado para se comunicar com outos grupos e em cerimônias, com o posterior desenvolvimento, a música começou a agradar e assim se desenvolveram os demais instrumentos, melodias e ritmos.
Como estudante de biologia, aprendi que a natureza tem uma variabilidade infinita regida por um erro que também pode ser chamado de mutação. O que acontece é que, no processo de crianção de um novo ser vivo, existe a probabilidade inevitável de ocorrer um erro na criação do DNA dessa nova vida, esse erro pode mudar a configuração fisiológica e morfológica do novo ser vivo, sendo que as vezes essa mudança pode vir para o bem ou para o mal, dessa forma os que sofrem mudanças favoráveis estarão mais aptos a sobrevivência e a passar essa característica para a próxima geração.

Por exemplo: as mãos que você usa hoje, foram passadas para você através de características prévia que seus pais apresentavam, e eles adquiriram essas características de seus antepassados e assim vai até o primeiro ser vivo que apareceu com mãos. O que eu quero dizer é que, a característica "mão" que possuímos hoje foi um acaso causado por um erro. Tal característica apareceu e se tornou favorável a sobrevivência. A mão não existe para que possamos pegar, nós podemos pegar porque a mão existe, consegue entender?

Pois bem, as características que possuímos, são obras do acaso. Nós não comemos porque vimos outros animais comer, nós não corremos porque vimos uma zebra correndo e nem caçamos porque vimos um leão caçando, essas são características nossas, são propriedades que adquirimos com o passar do tempo. Não fazemos música porque queremos, nós queremos porque a música é de nossa natureza.

A audição é uma dessas características. O ser humano considerado normal consegue captar frequências de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz. Dentro da nossa capacidade auditiva, descobrimos a escala musical (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), Em solfejo as sílabas para representar as notas, de quaisquer escalas, são: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá,Lá sustenido Si.

Bobby McFerrin demonstra nesse vídeo como a noção da escala musical é muito profunda dentro de todos nós. Ele só da algumas notas e o público já consegue prevê as que vem a seguir, é fascinante!(tente acompanhar).


Dentro das nossas capacidades de percepção do mundo, nós criamos formas de nos expressar. Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Fazer música é um propriedade humana que adquirimos com o tempo, assim como as demais. Um pássaro não sabe o que é arte, ele não sabe cantar, os sons que ele produz são apenas uma maneira de se comunicar e nós os caracterizamos como "música", porém música é uma arte assim como as pinturas e esculturas é uma característica humana, Como comer, correr, pular, caçar, fazer sexo essas coisas existem na natureza, mas arte só existe se houver um ser humano para aprecia-la, para por sentido e sentimento naquela “coisa”.

(A música está à nossa volta, só o que você precisa fazer é escutar)

É verdade que nossa inspiração veio dos sons da natureza, mas colocar sentido e sentimento no som, só o homem pode faze-lo e desenvolve-lo ao ponto que temos hoje. Os sons precisam da perspectiva humana para se tornarem música de fato. Dessa forma, vê-se então que a música está dentro de nós, mas podemos vê-la em todos os lugares. Sendo assim, é possível sim criar algo totalmente novo, a música já é algo totalmente novo, é um processo de criação e reinvenção que acontece todos os dias.


2 comentários:

  1. gostei cara, muito bacana esse post, vc tirou algumas idéias das aulas de sistemática filogenética, muito legal!

    ResponderExcluir

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.