quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Meu papel no mundo: Tróia e a busca pela imortalidade.

A imortalidade é a capacidade de viver para sempre, ou por um tempo inconcebivelmente vasto. Uma das propriedades básicas da vida é o posto desta que é a morte. Não morrer ou não ser sujeito a morte, tem sido objeto de fascínio da humanidade durante toda a história. A busca pela imortalidade está presente em cada ser humano de tal forma que tentamos encontra-la de várias maneiras, seja por meio do estudo da biologia, ou pela elevação da alma, pela salvação e vida eterna após a morte. De todas as formulas para a imortalidade só uma é fato.


 Aquiles: um dos mais importantes heróis da mitologia grega. Foi essencial na vitória da Grécia contra Troia. Em uma cena do filme estrelado por esse cidadão da foto acima, Tétis mãe de Aquiles conta sobre uma previsão que teve da vida do herói, nela dois caminhos poderiam ser seguidos, o caminho da felicidade e o da fama, este não teria um fim tão feliz assim.

"Sabe o que os espera além daquela praia? A imortalidade peguem-na, é de vocês!"

Aquiles tem como única meta a busca pela imortalidade mesmo que para alcançar seu objetivo ele tenha que pagar com a própria vida, pagar com a vida pela imortalidade, parece contraditório não? mas não, pois a imortalidade conquistada por Aquiles, não foi na carne. "phuff...Se tá maluco...o cara morreu, já era!", é verdade, mas e seu nome? e a história de Aquiles? estes nunca serão esquecidos, ele se tornou imortal da única forma possível conhecida, através do seu nome e sua história.

 Existe um seleto grupo de pessoas que estão dentre os que alcançaram esse patamar de imortais, dentre eles estão heróis, reis, gênios, vilões, lunáticos, e até mesmo pessoas simples. Todos eles tiveram papel de destaque, durante ou depois de suas vidas, eles  se distinguiram dentre os demais mortais de suas épocas.

Somos mortais é fato, nosso tempo na terra é muito curto, mas mesmo sendo uma pessoa de vida simples seu nome persistira na mente das pessoas durante algum tempo, seus filhos falarão de você para seus netos, seus bisnetos perguntarão como era viver no seu tempo, até que com o fim daqueles que o mantinham vivo, até mesmo suas lembranças deixarão de existir no mundo. Então, de que forma você quer ser lembrado? existem várias possibilidades. Torna-se imortal não é para todos, temos que fazer nosso melhor, e sermos lembrados da melhor maneira, nossos nomes, nossas atitudes são as únicas coisas que podem vencer a barreira do tempo. Somos todos Nuvens passageiras.




 Nunca perco a chance de assisti esse filme novamente, não espere uma sessão da tarde pra ver de novo ou pela primeira vez. Vá busque a imortalidade, ela é sua!

2 comentários:

  1. Realmente, é bem interessante a forma como o filme trabalha essa questão, ainda mais se levarmos em conta que nunca saberemos se os heróis que lutaram nessa guerra existiram.

    Homero (ou alguém, já que hoje se questiona até a existência dele) escreveu as duas obras séculos depois de quando teria ocorrido a batalha. Nem diria escreveu, transcreveu os poemas cantados que eram passados de geração em geração.

    Tróia, como mito, serve a seu papel. O de trazer uma origem verdadeira do povo grego e unificá-lo. Algo que será utilizado posteriormente na luta contra os persas.

    Se a cidade realmente existiu é algo que talvez nunca saibamos. Apesar de um arqueólogo alemão ter encontrado diversas cidades onde teria ficado Troia a partir da Ilíada e atribuir Troia VII como sendo a Troia mitológica de Homero jamais saberemos ao certo o que realmente aconteceu.

    No fim, acabaram por se tornar imortais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! grande Marcus com 7 Us (tive que contra três vezes pra ter certeza). Você demonstrou sabedoria, esse é um dos caminhos para imortalidade. Vlw por engrandecer e abrilhantar o post com seu comentário ou não.

    ResponderExcluir

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.