segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Vitrine Vade Retro: The Conjuring (Invocação do Mal)

Nesse segundo semestre de 2013 foi lançado nos cinemas "The Conjuring", filme dirigido por James Wan, que já tem uma boa ligação com filmes de suspense/terror , Wan foi responsável pelo primeiro Jogos Mortais, e de Sobrenatural , filme que me surpreendeu bastante e que recomendo. 

A sinopse do filme você pode encontrar clicando aqui;

Para os desavisados, Invocação do Mal é um filme baseado em um dos casos do casal Warren, para quem curte essas coisas de sobrenatural é uma boa dica para pesquisar, sou bastante curioso e medroso em relação a este tema.Já se fazia um bom tempo que não lançavam um filme de terror decente, e que tivesse gerado um bom boca boca a respeito, muitos dos filmes lançados atualmente que apesarem de serem categorizados de terror, meio que ficaram banalizados e são tratados muitas vezes como comédia. Invocação do mal conseguiu quebrar essa barreira, e justamente essa é uma das qualidades do filme, ele possui uma atmosfera de terror muito boa, associado ao um quarto escuro e silêncio,  The conjuring pode se tornar uma experiência de terror  bem "agradável".

"Invocação do mal" ao contrário do que se tem feito muito hoje, não é um filme de susto, particularmente não me assustei muito, fiquei mais fascinado com a atmosfera do filme. Outro ponto bacana para quem tem uma olhar mais crítico, é a direção de James Wan, logo no começo do filme quando somos apresentados a família, vemos uma direção bem sútil , com poucos cortes e uma câmera com travelings suaves que acompanham toda a família pela casa, sugerindo uma forte ligação entre os membros e de certo modo mostrando como se todos fossem um só, já que logo na manhã seguinte da mudança todos são afetados pelos males da casa assim como um doente que começa a desenvolver sintomas de uma doença. Temos muitas cenas de primeira pessoa que ao contrário de filmes como bruxa de blair ou cloverfield, que usam desse artifício para da mais veracidade, nesse filme soa mais como convite para os espectadores a sentirem a experiência e não apenas ver. O figurino setentista é outro fator que contribui bastante para a construção dessa atmosfera e uma trilha sonora ao som de Dead Man Bones.(Que por sinal também tem tudo a ver com o tema.) 

O filme usa bastante o elemento do conhecer e não entender, do ver e não ver o que acaba gerando a curiosidade do espectador, bons sustos e a construção de algumas cenas que valem um certo destaque e acabam agregando valor ao filme( Não resisti). Muito foda a cena da cama mostrando o pavor particular da garota olhando fixamente para a porta de seu quarto, e sua irmã sem entender o que para ela é apenas um canto escuro,  e com um timing perfeito o som se ausenta e temos o fechar da porta. Resultado,susto de novo ao tirar o print das cenas.


























Por essa e outras The conjunring ta mais do que recomendado, tanto para os curtidores do gênero e para os assistidores casuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.