quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Meu papel no mundo - O feminismo nadando contra a correnteza


Sabemos, como já foi comentado em vários posts aqui deste blog, que a vida é regida por uma corrida que se chama evolução, e nós como seres vivos que somos, não estamos além das fronteiras dessa corrida. Nascer, crescer, se reproduzir e morrer são parte do ciclo da vida. Porém, um desses fatores é primordial para fazer parte da evolução. Uma força toma todos os seres vivos para que esse papel na corrida seja completo. Reproduzir-se é então necessário.

Como surgiu o macho superior?

Voltemos alguns milhares de anos, quando surgiram os primeiros primatas que viviam em grupos, machos e fêmeas convivendo juntos, temos uma força guiada pelos instintos, reproduzir-se. Vários machos e várias fêmeas convivendo juntos e a necessidade de passar os genes adiante e  única forma de ter certeza que seus genes estarão na próxima geração é sendo você o único a copular com a fêmea escolhida. Vemos então disputas entre machos por grupos de fêmeas, quanto mais forte for o macho mais chance ele tem vencer a briga e de passar suas características adiante. Com esse processo, temos o aparecimento de machos cada vez mais forte, passando seus genes de machos fortes. Dessa maneira os machos desenvolvem uma estrutura corporal que supera a das fêmeas.

Pulemos agora mais alguns milhares de anos. Surgem os primeiros hominídeos. Temos machos com características dos antepassados primatas, machos mais fortes que fêmeas. Com esses atributos os machos, correm mais rápido, pulam mais alto, levantam mais peso e tem maior resistência, sendo assim cação de maneira mais efetiva que as fêmeas que ficam responsáveis por cuidar da prole e coletar alimentos, o que não exigia tanto esforço.

Posteriormente machos que tinham características de melhor caçador conseguiam mais prestigio dentre as fêmeas. Surgiram então machos com uma visão mais focada, desenvolveu-se um senso de  decisões mais dinâmico durante as caçadas, do contrário, a caça virava você. As fêmeas com seus vários afazeres desenvolveram maior senso de comunidade e de cuidado com a prole e aprimoraram as demais habilidades que praticavam.

Evolução do machismo

Milhares de anos depois, vemos seres humanos vivendo em comunidades, com machos fisicamente superiores as fêmeas. Esta superioridade subjugou o poder feminino. Utilizando-se da força física o macho conseguia o que queria com a fêmea. Posteriormente temos um ideal de superioridade que toma a sociedade, homens com o poder em mãos,  tomando decisões, criando sociedades governadas por homens, que perdura até hoje.

Pois bem meus caros, vimos aqui um processo de convergências, guiado por meios naturais, a vida convergiu para um caminho onde criou machos superiores à fêmeas pelo menos fisicamente, e isto é fato. Me vem então uma pergunta: Porque as fêmeas não entraram num processo de disputa pelos machos? isso criaria fêmeas superiores fisicamente a machos e futuramente sociedades governadas por fêmeas.

O que eu quero dizer é que, o que vemos hoje foi sendo construido por milhares de anos. A luta contra o machismo é então lutar contra uma força natural, é nadar contra a correnteza do fluxo natural da vida. Isso não vai mudar num piscar de olhos, nem com mentiras e atos ignorantes oportunistas. O machismo não é criação do homem, ele é parte do processo de criação do próprio homem.
                             fazer papel de coitada não funciona

É de grande importância a luta pela causa feminina, pois muitas mulheres já sofreram e outras tantas morreram vítimas de um machismo intolerante. Por isso não faça comentários sem fundamentos, ou use o Machismo/Feminismo oportunista, tais atitudes tiram a credulidade do movimento. Argumentos são uma grande força que pode mudar o mundo e uma ideia pode vencer qualquer barreira. Mais saiba que é uma luta de muitos anos. Isso não vai acabar com você que esta lendo esse texto, nem com suas netas.  Muitas mulheres lutaram por um mundo mais justo e não viram os frutos de suas lutas.

O machismo é parte de todos nós, a única forma de arranca-lo da sociedade é com  tempo e persistência. Se não quiser lutar contra o machismo viva feliz com ele ou não.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.