quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ETs e a Igreja do Diabo




Se você veio ler esse texto achando que trataria de bizarrices sobre aliens e satanismo, continue lendo, apesar de você ter sido enganado.
Eu vou falar de mais um conto de Machado de Assis (sim, mais um, o outro está aqui).
Dessa vez eu apresento o conto A Igreja do Diabo, uma maravilhosa crítica de nós humanos.

"Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja."

Incrível como, num conto tão pequeno, Machado tenha conseguido expor o extrato da nossa existência contraditória, ao mesmo tempo nos mostrando nosso pior e nosso melhor lado.
Apesar da descrença que alguns nutrem pela raça humana (raça = subespécie = homo sapiens sapiens), Machado de Assis, no conto em comento, desveste a carapuça da hipocrisia em que vivemos hoje (ou em 1884, quando o conto foi publicado).
A Igreja do Diabo ilustra perfeitamente a capacidade que até os seres humanos mais corrompidos pela falta de ética têm de serem ETs.
Isso mesmo, ETs, do inglês Extraordinary Terrestrials. Pessoas capazes de expressar bondade, generosidade, respeito pelos outros, gentileza, gratidão, amor, essas coisas estranhas, que parecem ser dons de outro planeta.
Vai dizer que você nunca viu um desses vídeos com flagrantes que servem para restaurar a fé na humanidade?  

Se não viu, tá aí o mais recente que eu vi:



Mas aí você vai dizer, é na Europa, é outro mundo (ETs de fato). Mas o Machado de Assis é bem brasileiro, e ele retratou essa bipolaridade de caráter a partir dos exemplares locais.

Mas foi antigamente, você vai dizer (seu descrente), por isso vai um vídeo com provas de que esse tipo de pessoa existe aqui também. São cenas fortes:




Brincadeiras a parte, o tema é sério. Estamos chegando num ponto da corrupção moral humana em que atitudes desinteressadas e de bondade genuína são consideradas excepcionalíssimas. Exemplos de caráter, virtude e justiça estão a um passo de serem expostos em museus, e isso é preocupante. 
Mas como diz o clichê, o importante é não perder a fé na humanidade. Mais importante ainda, não perca a fé em você.
Sobre o conto, só posso dizer que o diabo ficaria ainda mais decepcionado com seus fiéis ao ver essas imagens.    
Então, não perca mais tempo, acesse o site mais próximo que disponibilize a obra e renove sua fé na humanidade e na literatura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.