quarta-feira, 2 de abril de 2014

Auto-Poda


Vivo estou, sendo eu um ser humano dito normal e principalmente por estar vivo, me são inerentes algumas propriedades. Falarei aqui da habilidade base para as demais, o que a torna a mais importante. Falo do sistema nervoso, que nada mais é do que um interpretador, ele utiliza algumas ferramentas para coletar as informações do ambiente, essas ferramentas são os sentidos como a audição, olfato, paladar, tato, visão, nos seres humanos menos "evoluídos" são apenas esses 5, mas algumas pessoas podem ter mais que isso.

Pois bem, com esse conjunto de sentidos, o cérebro coleta e interpreta informações, e ao faze-lo ele ativa diferentes respostas para as diferentes informações coletadas. Exemplo: Quando você escuta uma música o som chega até seu ouvido, que é a ferramenta responsável por captar os sons, a informação é mandada até o cérebro onde é interpretada, então vem a resposta, se for uma música animada, que você tenha gostado, você pode dançar ou mesmo mexer a cabeça de leve. 

Durante toda a vida nós somos inundados por várias informações que vem de todas as partes e de todas as formas, o mundo está sendo interpretado por nós todo tempo, sendo de forma positiva ou negativa. 


Vamos falar das coisas boas, coisas que dão prazer, fazem você se sentir bem, viajar, e ir além do que pode ser visto, se distrair, esquecer os problemas. Em vários momentos nós passamos por situações assim. A vida é basicamente a perseguição desses momentos de prazer, os períodos entre os momentos bons, são só faixas de tempo na qual ocorre a busca por tal felicidade. Como diria o saudoso Tom Jobim:

"A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor"
(música A felicidade )



Então dentro desse contexto, eu paro pra pensar: Se eu estou sempre buscando a felicidade e ela está nos momentos, ao escutar uma música, ao ver um filme, ao ver alguém que você gosta, ao comer algo delicioso, porque não tentar diminuir as restrições da minha felicidade, e aumentar o leque de momentos bons, isso só pode fazer bem, não é verdade?

Então, percebi algumas coisas, que eu poderia mudar. Antes estimulado bastante por meus pais, eu escutava apenas MPB, e abominava os demais gêneros músicas, e percebi ai uma limitação. Claro que em relação a algumas coisas não podemos controlar nossos gostos, não importa o quanto tentemos, não vamos gostar de determinadas experiências. Passei a escutar os mais variados estilos musicais, e percebi que em todos eles haviam belas canções, que mereciam a atenção, e que causavam boas reações. Expandi essa filosofia o máximo possível. Percebi então, que o importante não é gostar de tudo, mas tentar experimentar as coisas de forma variada, para que com um maior número de experiências, você possa ter maiores chances de achar coisas que te agradem.

Já temos um imenso deserto de tristeza para atravessar. Pra que se podar? 

Um comentário:

Fique a vontade,sua opinião é muito importante para nós, ou não.